Prototipagem - 3D Protos

Prototipagem

Oferecemos serviços de impressão 3D em diversos tipos de materiais para aplicação em protótipos industriais, sejam eles funcionais ou somente para visualização/volumetria. Utilizamos softwares profissionais de preparação e possuímos máquinas de grande porte, que permitem impressões de diversos tamanhos sem a necessidade de cortes e emendas pós produção.


Tecnologia

FDM/FFF

A tecnologia Fused Deposition Modeling (FDM), também conhecida como Fused Filament Fabrication (FFF), é o método mais conhecido de impressão 3D. Nas nossas máquinas, um filamento plástico é aquecido a uma determinada temperatura e um bico extrusor muito fino vai desenhando a peça, camada por camada. Cada peça é composta de dezenas, centenas e até milhares de camadas de até um décimo de milímetro. Utilizamos máquinas profissionais, que garantem uma ótima precisão dimensional nas peças e um ótimo acabamento. Essa tecnologia permite a utilização de diversos materiais, veja abaixo alguns materiais que temos disponíveis.


Materiais

ABS

Material muito comum na indústria de peças plásticas. É um material durável, resistente a esforços mecânicos e ao atrito, resiste a temperaturas mais altas. É ideal para uma grande diversidade de peças funcionais, apesar de ser mais suscetível a uma variação dimensional enquanto impresso.

PLA

O ácido polilático (PLA) é um polímero biodegradável feito a partir de resíduos de cana de açúcar e milho, por exemplo. É um material mais rígido e menos flexível que o ABS, também menos resistente ao calor. Apresenta excelente precisão dimensional sendo ótimo para peças com detalhes.

PET-G

O PET-G é um copolímero, derivado do PET comum, utilizado em garrafas plásticas. É um material de excelente translucidez, boa precisão dimensional, mais flexível que o ABS e com ótima resistência química. É um material seguro para entrar em contato com comida e outros produtos sensíveis.

Flex (TPU)

O filamento flexível é, dentro os materiais utilizados para impressão 3D, o mais maleável de todos. É um termoplástico a base de poliuretano que apresenta ótima resistência mecânica sem perder a flexibilidade. É ótimo para peças de vestuário e acessórios que vão em contato com o corpo, como palmilhas.

Especiais

Além dos materiais citados, nossas máquinas permitem a utilização de diversos outros materiais como Poliamida (Nylon®) e Tritan, materiais bem resistentes e que permitem diversas aplicações. Além desses materiais, também é possível utilizarmos ligas de polímeros reforçadas com outros materiais,  como por exemplo ABS reforçado com policarbonato, PLA reforçado com fibra de carbono, e também materiais compostos voltados para peças decorativas. Dentro dessa última categoria podemos citar os compostos de PLA com bronze, cobre e madeira.

Solicite um orçamento


Alguns dos nossos clientes